sábado, 17 de outubro de 2015

O GRANDE LUIZ PEREIRA!



Coluna Trevo Verde


Luiz Pereira


trevoverde2
1Há exatamente oito meses atrás, estava em Majadahonda um subdistrito de Madri, mais precisamente no Centro de Treinamento do Atlético de Madrid, acompanhava o time B do Atlético, foi quando vi um senhor de cabelos grisalhos, correndo em volta do campo enquanto os atletas se alongavam.
Este senhor era simplesmente Don Pereira ou El Mago como o chamam na Espanha.
Estava observando-o, quando ele acenou e perguntou-me, “vamos almoçar” ?
O conheço desde 1974 quando eu jogava pelo infantil do Palmeiras e ele já era um grande ídolo alviverde.
Luiz Edmundo Pereira nasceu na Bahia, e mudou-se para São Paulo ainda bem jovem, com sua família para tentar a sorte na Paulicéia Desvairada, os bahianos foram os primeiros nordestinos, a migrarem para a capital bandeirante.
Hoje com 66 anos de idade, Pereira exerce a função de Diretor de Honra da Equipe B do Atlético de Madri já passou por técnico das categorias de base dos colchoneros.
2Fomos a um restaurante ao lado do CT, chamado Santinno, e sabia que lá iríamos ficar horas para relembrar seu passado, e falarmos sobre o futebol atual.
Luiz Pereira não esconde sua paixão pelo alviverde, e se emociona quando começa recordar, Luiz Pereira começou jogar na várzea em São Caetano do Sul como centroavante,  e um amigo o levou para o São Bento, e lá jogava como volante e defensor,  com a saída de Marinho Peres para a Portuguesa ele se firmou na defesa, após o belo campeonato que realizou em 1967, despertou o interesse do Palmeiras que fez um empréstimo por 6 meses, no Palmeiras começou como suplente e jogava às vezes tanto na direita como pela esquerda, no setor defensivo, Baldochi era o titular, com a saída do técnico Rubens Minelli e a vinda de Filpo Nuñes, Luiz Pereira começava a se firmar como titular e em 1971, Baldochi deixava o Palmeiras, e chegava a hora de mostrar seu real valor.
Luiz Pereira simplifica seu sentimento pelo Palmeiras em duas palavra Minha Vida.

3
Em 1971 marcou um gol, o mais bonito e ao mesmo tempo mais estranho que fez, segundo ele, o jogo era contra o Grêmio no Pacaembu, e um pouco a frente da divisória do meio de campo mais para a direita, dividiu uma bola com o jogador gremista e esta fez uma grande parábola, caindo por trás do goleiro Jair balançando a rede, o Palmeiras venceu por 3×1, e Luiz Pereira diz que anotou um gol que nem Pelé fez, e sorri !
4
Luiz Pereira fala de cada um, do melhor time que ele atuou:
Leão – ” Foi o melhor goleiro que vi em ação”,
Eurico -” Lateral muito eficiente marcava bem e tinha um belo cruzamento”,
Alfredo -” Grande companheiro de zaga, sabia jogar,  era viril,”
Zeca -” Muito bom lateral sabia também cair pelo meio, e muito bom marcador”,
Dudu -” Além de ser um grande jogador,  não queria jogar contra ele,  marcava como um carrapato, o Pelé que dizia, como é chato! ”
Ademir da Guia -” Era o Líder calado,  o craque,  o jogo tava difícil era só jogar a bola nele que ditava o rítimo, fazia coisas imprevisíveis.”
Leivinha -” Foi um grande cabeceador e um dos jogadores mais inteligentes que joguei!”
Edu -“Era pura velocidade,  muito regular e fazia muitos gols.”
César Maluco -” Era Maluco mesmo,  resolvia, fazia gols de todo o jeito,”
Ney -” Habilidosíssimo,  para mim foi um dos 5 maiores ponta esquerda que ví jogar.”
Oswaldo Brandão -! Foi o melhor técnco com que trabalhei,  tinha ótima leitura de jogo e preparava psicologicamente o time como ninguém,  dava muita dura,  risos!”
E perguntei,  e você?
Luiz Pereira parou,  olhou para mim com os olhos cheio de lágrimas e disse:
“Eu fui um grão de areia para o Palmeiras,  joguei com amor e dedicação”
Luiz Pereira na realidade foi um dos maiores defensores da história do futebol brasileiro e mundial,  foi considerado o segundo maior zagueiro do futebol brasileiro,   tinha uma técnica refinada,  sabia sair jogando como poucos,  aparecia de surpresa no ataque como um raio,  era perfeito nas bolas aéreas, foi um craque! , ficou atrás de Domingos da Guia, pai do Divino Ademir da Guia
5
Pela Seleção Brasileira jogou de 1973 a 1977, disputou o mundial de 1974, ao lado de Rivelino esteve entre os 11 melhores daquele mundial, eleito pela Fifa, não fala nada sobre a Copa de 1978, mas queria estar presente.
Foi Campeão do Torneio de Cali,  em 1977, que serviu como classificatória para o mundial de 1978 na Argentina.
6
Outra curiosidade sobre Luiz Pereira,  foi o primeiro jogador a tomar um cartão vermelho em uma Copa,  entrou com muitavontade em Neeskens da Holanda, e naquele jogo afirma que o Brasil poderia vencer no primeiro tempo,  fala que a Holanda respeitou o Brasil, mas no segundo tempo disse que não viu a cor da bola, e a Holanda venceu por 2×0.
Para ele Crujff foi um gênio dentro de campo.
Luiz Pereira ganhou 3 Brasileiros, 2 paulistas,  e 3 Ramón de Carranza pelo Verdão e diz que o Ramón de Carranza era um torneio que reunia grandes times da Europa, Luiz Chevrolet, como também era conhecido por suas arrancadas para o ataque, foi Walter Abrahão que era um narrador, da extinta TV Tupi e assim o chamava.
Muitos jogos foram importantes em sua carreira,  além do Grêmio onde fez o gol que Pelé não fez, e teve dois jogos que ele cita como diferentes.
Um foi uma derrota para o São Paulo, mas o marcou por um fator extra-campo, na rede Tupi havia um comentarista e em 1973, o Palmeiras jogaria contra o São Paulo,  Geraldo Bretas que adorava polêmicas e torcedor do São Paulo,  foi contra a contratação de Mirandinha que jogava pelo Corinthians, e disse que se Mirandinha fizesse um gol na defesa palmeirense,  cortaria o cabelo, e  Mirandinha não marcou um gol e sim dois naquele jogo.
7
E Geraldo Bretas cumpriu sua promessa, ficando careca em um programa da extinta TV Tupi, em rede Nacional com a presença de Mirandinha.
Pereira achou diferente,  esquisita esta aposta.
Mas disse que Mirandinha voou naquele jogo.
Outro jogo histórico para Luiz Pereira, foi a final do Paulista de 1974, no primeiro jogo houve um empate de 1×1 e no dia 22 de dezembro de 1974, no Morumbi foi realizado a segunda partida final,  o Morumbi estava com 90% de corinthianos, e 10% de alviverdes,  o Palmeiras esperava o Corinthians como um trator, pois fazia 20 anos que o alvinegro estava sem títulos,  e Chevrolet lembra da preleção de Brandão que dizia para que tocassem a bola, e jogassem tranquilamente que a pressão era total para o Corinthians, não deu outra o Corinthians foi um time apático em campo,  e o Palmeiras venceu por 1×0, Para Luiz Pereira,  marcou a maneira horrível que Rivellino saiu do Corinthians após aquele jogo, foi marginalizado, um grande ídolo! para ele Rivellino foi fora de série.
8

Após sua gloriosa passagem pelo Palmeiras,  foi para o Atlético de Madrid,
ganhou duas Copas do Rey e dois Campeonatos Espanhol.
10Virou um dos maiores ídolos dosColchoneros,
e ficou de 1975 até 1981, quando voltou,  vestiu a camisa do Flamengo e foi Campeão Carioca,
no mesmo ano voltou ao seu Clube de Coração e ficou até 1984 no Verdão,
ficou triste na época porque o Palmeiras o dispensou, e  ele nem sabe o porquê, e
foi para a Portuguesa, e foi o líder do vice – campeonato da Lusa,  em 1985, e foi considerado o
melhor zagueiro do Paulista.
9Depois passou vários clubes, e parou de jogar com 47 anos de idade.
Após alguns anos depois,  Luiz Pereira voltou a Madrid para trabalhar na base atleticana;
ressalta o valor que o clube espanhol dá aos seus ídolos,  inúmeros atletas que pararam,  trabalham no Atlético,  o Atlético além de salários faz com que os ex jogadores, se atualizem com o futebol, e cada um participa ativamente a vida do clube.
Luiz Pereira sofria um problema nos dois joelhos,  que se chama  joelho valgo.
é um tipo de desalinhamento nos membros inferiores., nesse desalinhamento, os joelhos são forçados “para dentro” e os pés se posicionam “para fora”, e os indivíduos possuem as pernas com o formato de “tesoura” ou X.
Por causa disso, há uma maior descarga de peso na região lateral do joelho, o que afeta o funcionamento dessa instável articulação, podendo ocasionar o desenvolvimento de algumas patologias, como a Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP), artroses, tendinites, hoffite e condromalácia.
Afirma que entrou muitas vezes com dores nos joelhos ou quadril,  mas era um atleta que se cuidava,  e disse que jogador chinelinhonaquela época, não dava não, porque tinha muita gente boa e qualquer bobeira,  o jogador dançava.
11
Luiz Pereira, fanático torcedor do Palmeiras, mesmo com o fuso horário acompanha sempre os jogos do Verdão, diz que faz tempo que o Palmeiras não tem um time à altura de suas tradições e do tamanho e importância de sua torcida, fala ainda que aqueles que viram os times que ele atuou no Palmeiras, devem ficar frustrados hoje em dia, para ele os times de 93 e 94, 96 eram ótimos,  gostou também do time de 1999, quando venceu a Libertadores, mas classifica os de 1965 e 1972 como os melhores que ele viu jogar.
Pereira está preocupadíssimo com o futuro do futebol brasileiro, para ele investir na base é a saída para os clubes, mas os clubes brasileiros são amadores neste quesito, e que a metodologia de formação de jogadores no Brasil está atrasada, e a supervalorização de atletas novos é um grande mal.
Também disse que em 2013 deu uma entrevista a um grande jornal, dizendo que o Brasil se achava o melhor de todos no futebol e que isto era o princípio da ignorância dos fatos, “não somos mais os melhores”, talentos podemos ter e muitos, mas é preciso em primeiro lugar aceitar com humildade, se atualizarem e não esquecer a base, e completa se o Barcelona que é um dos times mais ricos do mundo, investe e muito nas categorias inferiores, sabendo que lucrará mais à frente, por que não copiá-los?
Na Espanha todos trabalham as categorias menores com um super profissionalismo.
O Brasil necessita fazer uma reformulação completa no futebol.
Luís Pereira no fundo gostaria de trabalhar em seu clube de coração, não diz isto em hipótese nenhuma, mas só assim o faria voltar definitivamente ao Brasil.
Luiz Edmundo Pereira ou Luiz Chevrolet, foi um jogador sensacional, um zagueiro que se destacou em um tempo que jogava Pelé, Rivelino, Ademir da Guia, Dirceu Lopes, Tostão, Jairzinho, Gerson, Pedro Rocha e etc.
Para Pelé, foi um dos 3 maiores defensores do mundo que enfrentou.
Fez 35 gols pelo alviverde em 568 partidas.
Luiz Pereira foi o maior defensor de um verdadeiro alviverde imponente !
Anddy Cappo

Acesse COMPREESPORTE.COM.BR e compre os produtos da Web Rádio Verdão e muitos outros !

1 Vote


1 Comentário

  1. Que bela matéria, Luiz Pereira foi um grande jogador, dá até tristeza ver o time do palmeira assim hoje em dia.
    Responder

Enviar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *
Você pode usar estas tags e atributos de HTML<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nenhum comentário:

Postar um comentário