A Grande Dinastia de Avis

image
No dia 14 de agosto de 1385, as tropas  lideradas por D. João, mestre de Avis, derrotaram as tropas de D. João I de Castela em Aljubarrota. A batalha de Aljubarrota é um dos acontecimentos mais importantes da história de Portugal e marcou o início da dinastia de Avis, ligada aos descobrimentos que permaneceria no poder até 1580.
A  Ordem de Avis ,era originalmente uma ordem religiosa militar de cavaleiros portugueses. Esta ordem teve origem em Castela, como ramo da Ordem de Calatrava. Em 1789 a Ordem de Avis foi secularizada, tornando-se uma ordem honorífica até sua extinção em 1910. A ordem foi refundada em 1917, como sucederia à Ordem Militar de Cristo no ano seguinte, e é presidida pelo seu grão-mestre, o Presidente da República Portuguesa.
Aos 14 de agosto de 1920 , no salão nobre da Câmara Portuguesa  do Commercio,  realizou a eleição e tomada de posse da diretoria da Associação  Portuguesa de Esportes.
Após a fusão de cinco sociedades lusitanas,  surgia A Portuguesa.
A Portuguesa fundiu-se ao Mackenzie,  para disputar o Campeonatode 1920, porque não havia mais tempo para a inscrição,  esta parceria teve duração de 2 anos,  de 1923 a 1939 jogou como
Associação  Portuguesa de Esportes,  e no ano seguinte 1940, tornou-se:  Associação Portuguesa de Desportos.
image
Nos anos  20 a Portuguesa já revelava para o futebol,  o jogador  Filó, que foi o primeiro brasileiro Campeão de uma Copa do Mundo em 1934 pela Itália,  com o nome de Guarisi. Filó também defendeu a seleção brasileira em alguns amistosos antes de se transferir para a Italia.
Nos anos de 1935/36 a Portuguesa foi bicampeã paulista de  futebol, e o grande destaque daquele time foi o atacante Elysio Quedas,  conhecido como Carioca,  e artilheiro do campeonato paulista em1936, com 19 gols.
image
Já na década de 50 a Portuguesa venceu o torneio Rio-são Paulo por duas vezes, um verdadeiro esquadrão,  jogadores  como Julinho Botelho,  Djalma Santos, Nena, Noronha,  Brandãozinho, Ipojucan, Pinga(o maior artilheiro da Portuguesa) e Simão.
image
Nas décadas de  60 e 70 Portuguesa contou com grandes jogadores revelados ou adquiridos, que se destacaram no futebol brasileiro e mundial, como: Félix, Marinho Peres, Leivinha, Ivair, Basílio e Zé Maria, Lorico,  Cabinho,Wilsinho Badeco,  Eneas e etc.
image
Em 1972, por empréstimo para atuar  em um jogo amistoso em comemoração à inauguração do Estádio do Canindé, Roberto Rivellino teve a honra de vestir a camisa da Portuguesa  por 40 minutos, jogo foi contra a equipe do FK Željezničar Sarajevo, da Bósnia e Herzegovina (que, na época, pertencia a antiga Iugoslávia), a Portuguesa venceu por 2X0 e Rivellino deixou sua marca.
image
No dia 26 de agosto de 1973 a Portuguesa de Desportos conquistou seu último título na série A do Campeonato  Paulista,  conquista  dividida  com o Santos F. C..
Era uma equipe  de muita qualidade técnica,  e sua formação contava com ótimos jogadores:
Zecão; Cardoso, Pescuma, Calegari e Isidoro; Badeco e Basílio; Xaxá, Enéias, Cabinho e Wilsinho.
image
Luiz Pereira um dos maiores zagueiros do futebol brasileiro e mundial, vestiu a gloriosa camisa da Lusa, assim como dois grandes centroavantes, Roberto Dinamite e Evair.
image
A Portuguesa  sempre foi um notável  celeiro, e revelou grandes jogadores para  o futebol.
Infelizmente a Lusa há tempos atravessa uma fase que não condiz com sua tradição.
Alguns conselheiros  e dirigentes , com o objetivo de “aumentar sua torcida”, chegaram a cogitar em trocar  ou até acrescentrar o nome da Portuguesa, sinceramente não dá para entender!!!. Como trocar o nome de um Clube, com tanta história no futebol brasileiro?
Esta idéia aumentariam os números de torcedores??
image
Para que cative e cresça uma torcida é necessário ter um time competitivo, e disputar  títulos,  e a Portuguesa  tem torcida sim senhor!!!
O que precisa com urgência são de dirigentes proficientes, que realmente tenham  conhecimento de futebol, que tenham representatividade,  que honrem as cores do clube , que respeitem os torcedores, que trabalhem  com afinco e  inteligência  e que finalmente entendam de uma vez por todas que a Portuguesa é grande.
Há tempos que o clube do Canindé não tem um grupo de dirigentes capacitados, o que vemos são dirigentes,  amadores, outros ultrapassados,  uns mentalmente
derrotados, e muitos  estão sempre justificando os fracassos, culpando terceiros, e ficam neste ciclo vicioso.
Basta!  de “Incompetência”. 
A Associação  Portuguesa de Desportes tem grande significatividade  para o futebol paulista e brasileiro,  e quem gosta de futebol quer a  Portuguesa como foi um dia a Dinastia de Avis,
GRANDE E FORTE !!!
Anddy Cappo