sexta-feira, 4 de setembro de 2015

EU VI NA TV !

EU VI NA TV !

image
Dias  atrás assisti um  famoso programa de futebol em um canal fechado, formado por jornalistas  conhecidos e dois ex  jogadores  que atualmente são comentaristas.


O programa foi sobre a Seleção Brasileira, falaram sobre os problemas atuais da  nossa Seleção , sobre o futebol de hoje em dia e os treinamentos  dos clubes, e sobre a época de Pelé   , e o debate foi tomando uma direção sobre outras Seleções que fizeram história.


E chegaram a  seguinte conclusão de forma unânime:


- Que o maior problema do nosso futebol  em campo são os treinamentos, que estão muito voltados para a parte física.

- Que os jogadores  da ėpoca de Pelé já teriam dificuldades para jogar, desde a década de 80.

- Que melhor Seleção Brasileira de todos os tempos foi a de 1982
Que foi uma fatalidade perdermos para um time medíocre como a Itália.
E que Telê Santana  foi o melhor técnico da Seleção Brasileira .
image
Caros amigos eu sei que cada um tem uma opinião e respeito a todas, porém  respeitar não quer dizer que você concorde, e não esqueçamos que NelsonRodrigues opinou também sobre "unanimidade".


Não tenho a pretensão de ser o dono da verdade, porque o que escrevo é  para poder levar informações das minhas experiências no futebol , e além disto,  o que não sei, procuro  pesquisar  e trocar idéias com muitas pessoas ,  para que vocês leitores tenham  informações precisas dos fatos, e que analisem,  e formem cada um sua própria opinião.
image
O futebol mudou e muito,  não só fisicamente, mas  na medicina esportiva incluímos aqui a fisioterapia principalmente na recuperação dos atletas, nutrição com novos suplementos alimentares, pois  são áreas científicas, e como em tudo na ciência é necessário ter evolução.


Se um jogador se lesionasse, a recuperação quando não faziam infiltrações, era toalha quente mesmo, e massagem e muitas vezes faziam massagens em local edemaciados  e com hematomas.
image
Na parte tática o futebol também mudou, e em diversas Copas do Mundo vimos Seleções que apresentaram um evolução tática, tivemos o ferrolho suíço, o W))  a Hungria de 54, o Brasil de 70 a Holanda de 74 que era a base do Ajax  tricampeão da Champions League,  e aí por diante...

E hoje em dia temos o  Barcelona que começou  todo este processo com Crujiff  quando foi técnico do Barça, e foi colocada sua filosofia de trabalho, e com o passar dos anos sua metodologia foi aprimorada, a maneira de jogar e de como ser aplicada e na preparação do jogador de futebol na prática técnica e tática individual e coletiva.
image
No futebol moderno um dos objetivos de um time é a recuperação da posse de bola, e todos tentando ter uma superioridade  numérica de jogadores, ocupando um determinado espaço, sufocando o adversário, e com a bola o passe sempre foi e é um dos fundamentos mais importante do futebol .


Os times necessitam  jogar  cada vez mais compacto.


E um grande problema nosso está na base, na metodologia, na formação do jogador. Se a base não acompanhar a evolução vamos ter menos craques.
image
Hoje um time de futebol começa a se defender no ataque e inicia o ataque  na defesa , ou seja

goleiro é o primeiro atacante, e o último defensor de umequipe.


Grandes goleiros com diferentes características.


Nas equipes profissionais, vejo sérios problemas táticos, poucos times são bem trabalhados.
image
Os treinadores aqui no Brasil tem sérios problemas , vivem de resultados meteóricos,  muitas vezes sem o tempo necessário para implantar sua filosofia de jogo, e também perdem muitos jogadores pois os clubes hoje em dia ficam nas mãos dos empresários, pois o menor dos  percentuais (direitos econômicos ) são dos  próprios clubes, que são usados   como vitrine.


E o treinador fica de mãos atadas,  nunca sabe se vai ter o elenco completo até o fim do campeonato, e tem que se virar.


Este é um dos motivos que nossos treinadores, sofrem e alguns são chamados de limitados, é difícil realmente fazer uma avaliação justa.
image
E para completar  nosso calendário  é desumano, o Brasil é um país de dimensões Continentais e tem climas diferentes e muitas viagens, e fora isto, quando estão nas competições da sul americanas, aí que não tempo para nada mesmo.
image
Sobre os jogadores da época de Pelé, vamos analisar da seguinte forma.


O jogo era mais lento?
Sim era mais lento, isto porque a preparação física, alimentação, recuperação era totalmente diferente na ėpoca, como o Basketball o Volley  o Atletismo, enfim todos os esportes eram mais lentos.


O jogador de futebol tinha a vida profissional mais curta do que hoje.


A preparação física hoje em dia,  é muito mais de recuperação e manutenção durante as competições,  não existe esforço inadequado,  e a preparação física perfeita inicia-se em uma boa pré-temporada,  e poucos clubes conseguem  realizar no Brasil.


Os anos passam  e vem a evolução de novas descobertas.

Portanto hoje tem mais potência, velocidade e outras habilidades físicas que não tinham na época de Pelé, e como daqui a 10 anos virão mais novidades e assim por diante.
image
Outra diferença a bola era de couro, pesava mais e chegava a  se deformar em um jogo, os uniformes eram mais pesados e não absorviam o suor, a chuteira pesava muito mais,  e isto durante uma partida se um cravo da chuteira tivesse um problema, muitas vezes saia um prego por dentro que furava o pé do jogador. O terreno se jogo não se compara, hoje em dia a bola corre não quica, lembram dos montinhos artilheiros?
Hoje dificilmente veremos estes gols.


Hoje está a anos luz em termos de tecnologia o material esportivo em comparação daquele período.
image
Agora habilidade técnica realmente os jogadores da ėpoca de Pelé  eram superiores , mesmo com exaustos e ultrapassados coletivos, tinham mais contato com a bola, os treinamentos técnicos eles mesmo faziam após os treinamentos era mais bola.


Tinham menos jogos.


Não tinha a supervalorização cedo demais, hoje como diz na gíria futebolistica: é acertar um chute que está vendido.


Não trocavam tanto de times, e tinham o dom de serem craques.


E pergunto se estes jogadores estivessem jogando nos dias de hoje?
O que vocês acham?


Eles teriam a mesma preparação , alimentação e recuperação  do que tem hoje em dia, taticamente teriam menos espaço para jogar, mas suas habilidades técnicas se destacariam também, pois teriam as mesmas habilidades  fisicas dos jogadores de hoje.


E hoje em dia o percentual de  bola parada em uma partida,  é infinitamente superior  do que na época de Pelé, apenas uma suposição, eles tinham mais habilidade em bater na bola, e com mais treinamentos específicos  não iriam desiquilibrar mais ainda ?? ???


E sobre dizer que a Seleção de 1982, foi a melhor  que o futebol brasileiro teve?
Vou respeitar mas  não concordar,
image
A Seleção  de 1970 foi uma seleção fantástica,   não consigo imaginar,  algum jogador  do meio campo para a frente de qualquer  Seleção após 70 substituir a GérsonRivellinoJairzinhoPelé ou
Tostão !


Vocês sacariam algum deles, para colocar SócratesZico ou Falcão ?? Os três eram fantásticos.


Fora os cinco craques de 70 , tinhamos:


Clodoaldo , sabia marcar e sair jogando, e contra o Uruguai na semifinal em  jogo tenso, quando o Brasil perdia por 1x0 , fez o que muitos falam e destacam  nos dias de hoje, (a  chegada surpresa de Elias do Corinthians,  para finalizar) e empatou o jogo chegando de trás.
Clodoaldo já fazia isto em 1970, e fazia alguns gols pelo Santos desta maneira, e jogava como primeiro volante, Cerezzo era um grande jogador , mas Clodoaldo foi brilhante na Copa.


Os goleiros Félix de 70 e  Waldir Peres de 82, não vi Félix atuar nem na Portuguesa e nem no Fluminense, o que me lembro da Copa que Félix fez um excelente jogo contra a Inglaterra.


Se eu não me engano, estava mal posicionado no gol de Cubillas contra o Uruguai, mas nas demais partidas fez uma boa Copa, era afoito em algumas saídas de bola mas nada que comprometesse o Brasil.


Waldir Peres no São Paulo foi um grande goleiro, na Copa falhou no  gol soviético na estréia , não me lembro ter falhado em mais nenhum gol que o Brasil levou.


Carlos Alberto Torres era o Capitão de 70, tinha muita personalidade, deu uma pancada em Lee da Inglaterra, após Lee chutar a cabeça de Félix, depois desta o inglês sumiu do jogo, e o último gol da Copa que anotou, toda a jogada foi maravilhosa, ficou começando com 4 fintas de Clodoaldo e terminando vom o gol que ficou imortalizado,  não me lembro do Carlos Alberto jogando como lateral nos clubes eu o vi já como zagueiro, foi um grande jogador.


Leandro  foi um dos maiores laterais que vi jogar.


Junior para mim foi outro jogador diferenciado, era superior a Everaldo lateral esquerdo de 70, e em minha opinião 1 MarcoAntônio que ficou na reserva de Everaldo, era tecnicamente era melhor , porém  Everaldo manteve uma regularidade.


Oscar era melhor que Brito, e Piazza que era volante jogou como outro defensor e foi muito bom jogador, nāo o vi jogar no Cruzeiro , Luisinho era muito técnico e frio e fez uma Copa irregular em 82.
image
A Seleção de 1982, foi uma equipe  sem dúvida  nenhuma com muitos  craques,  principmente o quadrado mágico com Cerezzo, Falcão, Sócrates e Zico, eram realmente de encher os olhos , os laterais Leandro e Junior jogaram muito,  Foi uma Selção notável tecnicamente.


Analisando  friamente  primeira fase um show de bola, contra a extinta  União Soviética, viramos de 2x1 com dois golaços de Sócrates e Éder, sofremos no primeiro  tempo, e o árbitro errou a nosso favor, porém viramos.


Depois jogamos e goleamos  dois adversários pouco expressivos, a Escócia e Nova Zelândia, por 4x1 e 4x0.


Mas jogando muito bem.
Entramos fortes contra a Argentina  que tinha também um belíssimo elenco,  ganhamos e jogamos um futebol de primeira linha. O detalhe para o gol do lateral Junior e o lançamento de Zico, uma jogada inesquecível . Vibrei muito naquele jogo contra  los hermanos.


Depois veio a Itália,  dia 5 de junho no Estádio do Sarriá em Barcelona. E perdemos por 3x2, com 3 gols de Paolo Rossi. Eu fiquei super decepcionado.
image
Mesmo com a campanha  horrível na primeira fase  da Itália, e quase que não se classifica, porém não se pode questionar  jogadores como Zoff,  Scirea,  Cabrini, Antognoni, Paolo Rossi, Colovatti,  Altobelli e Bruno Conti e Tardelli.


A  Azurra vivia um momento tenso, o futebol italiano estava ridicularizado internacionalmente  pelos escândalos que teve três anos antes do mundial.


Na seguinte fase, jogou contra a Argentina e venceu, e com todo o favoritismo para o Brasil tambėm venceu, e na semifinal  venceu a Polônia e a Alemanha na final.
image
Bem tive a oportunidade  de conhecer pessoalmente a Enzo Bearzot, e na época que vivi na Itália foi um grande amigo.


Enzo Bearzot foi técnico da Seleção da Itália nas copas de 1978 e 82.
Ele afirmava sobre 1982,  que tinha um grupo de excelentes  jogadores e com muita experiência nas mãos, o problema que com o fim da primeira fase  e com a quase desclassificação italiana, a própria impresa italiana quando viu a chave com Brasil e
Argentina jamais imaginava  que a Itália pudesse passar.


Bearzot no seu íntimo sabia, que  os elencos de Brasil e Argentina  eram melhores tecnicamente.


Me dizia sempre, que a Argentina foi a Espanha com um grande grupo de jogadores, mas estava desorganizada  e lembrou a ele o Brasil de 1966.


A Itália venceu por 2x1 a Argentina e isto fortaleceu o grupo psicologicamente,  e foi ali que ele e jogadores sentiram que poderiam sim, se classificar, mesmo com um empate dando vantagem a Seleção Brasileira.


Ele enxergava o Brasil sem um equilíbrio defensivo na época, e me lembro quando dizia, que o Brasil jogava  muito  com a bola nos pés, mas deixava jogar, e para Bearzot a Seleção do Brasil de 78 era mais equilibrada do que a de 82.


E em 78 se não perdesse Rivellino  por contusão,  e Reinaldo estaria na final.


E era fã de Reinaldo, segundo ele se não tivesse os problemas que teve, ele apostaria que seria um dos maiores atacantes da história do futebol.


Sobre o jogo do Sarriá a tália tinha uma vantagem, que ninguém comentava, sobre o Brasil em 1982,  contava com mais jogadores que já tinham passado por um mundial, e isto ele foi enfático,  que a experiência é fundamental para ganhar uma Copa e se uma Seleção que joga fora de seus domínios, não tiver ao menos 40 % de jogadores no time titular e 50%  no grupo dificilmente vence um mundial.


E fui pesquisar e realmente bateu está informação,


Também  teve o fator do favoritismo ao Brasil, Bearzot falava que a nossa Seleção se achava autosuficiente, que poderia ganhar a qualquer momento, e não tínhamos uma grande cobertura nas descidas dos laterais.


E trabalhou o lado psicológico dos italianos, que eles tinham tudo para entrar para a história do futebol pela experiência que o grupo tinha, e que contra o Brasil, iriam jogar por um prato de comida e pela reputação do futebol italiano,  e o Brasil jogaria para dar espetáculo e que ele se recusaria que seu time fosse um sparring.


E me lembro que me falou como umitaliano vero:
Com as mãos também:
Anddy,  para ser Campeão  precisa ter humildade para reconhecer seus próprios limites, força mental e acreditar em si.
E eu para cutucá-longa lava de um pênalti de Gentile sobre Zico, e ele me retrucava mas o que aconteceu de errado no quarto gol anotado por Antognoni, que o juiz anulou?
image
E sobre Telê Santana, que era perfeccionista na parte técnica, foi um grande treinador não tenho dúvidas, mas seu auge, o grande momento como técnico de futebol, foi no São Paulo FC., muito mais maduro e com mais experiência. E mais flexível. 
image
Um dos mais conceituados  jornalistas do Brasil José Aquino que é meu amigo no Facebook, fez um belissimo artigo em junho deste ano sobre a primeira Copa que ele cobriu, e a alegria que sentiu em 1970 no México, e teve o prazer e o privilégio de estar lá, e de ter sido  o dia mais feliz de sua vida profissionalmente.


" acredito que sim, porque em minha opinião, foi a maior Seleção que vi jogar"
"E alguns detalhes sobre a Itália  de 82 estão ai".
Anddy Cappo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário